Um Terreiro de Umbanda é um complexo formado por várias situações, desde as entidades que se manifestam até os médiuns que são os intérpretes dos espíritos. Achar o equilíbrio deste complexo mundo é um desafio a qualquer dirigente de Terreiro.

Obviamente cada um deles tem suas normas, formas e maneiras de atender aqueles que buscam solução para suas dificuldades. Falar com as entidades, ouvir seus conselhos e buscar a cura física ou espiritual é o objetivo daqueles que têm fé.

Para que aja um entendimento correto, algumas situações devem ser colocadas, dentre as quais a importância que tem o público visitante como sustentáculo do Terreiro. Pouca gente sabe, mas terreiro sem público não tem como se manter. Se o objetivo das entidades é fazer a evolução dela e de seu “cavalo” através da caridade, sem as consultas eles ficariam sem ação.

Quando o visitante entrar no Terreiro, do lado esquerdo existe uma casinha fechada chamada Tronqueira, é onde ficam as seguranças da Casa. Ao passar por ela o visitante deve saudar com todo o respeito essa Tronqueira.

Os trabalhos se iniciam as 19h15 horas, pedimos assim que cheguem com pelo menos 30min de antecedência para pegarem suas fichas.

Não é possível escolher o guia que você deseja ser atendido. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada, se você não for atendido pelo seu Guia do coração, não fique chateado, nem preocupado, pois, todos eles trabalham em prol da espiritualidade, portanto, qualquer guia espiritual estará cuidando de você da mesma maneira e, você ainda terá a oportunidade de conhecer a energia e vibração de todos os guias.

Os limites do consulente

Todos devem saber que uma entidade incorporada tem um limite de ação que vai até a capacidade e a qualidade do médium, uma 3ª. energia criada com a união dos espíritos do médium e da entidade.

A entidade em sua sabedoria e informações é ilimitada, mas ao se unir com o espírito do médium tem a sua limitação até a capacidade, como disse, do próprio médium.

É fundamental que o consulente saiba que existem situações que não devem ser expostas ou pedidas às entidades. Tudo que ferir o bom senso, a ética, o respeito e a honestidade não podem ser pedidos.

Coisas às vezes triviais até são atendidas com certo carinho pelos espíritos, porque a eles o que interessa é fazer o bem, mesmo que seja uma banalidade. Mas os limites existem e não devem ser questionados. Não deve consultar na mesma gira com duas entidades. Seria a mesma coisa que tomar dois remédios diferentes para a mesma doença.

Ao aguardar o início do trabalho tente relaxar, esse é um ótimo momento para você entrar em sintonia com DEUS, abrindo seu coração. Muitas vezes, apenas esse contato com Nosso PAI já é a solução para nossos desafios.

Tenha fé, e certeza que será ouvido. Neste local, desde muito cedo, as falanges trabalhadoras de LUZ já estão em atividade, e esses são mensageiros que irão conduzir seus pedidos até a Espiritualidade Superior.

Nosso PAI sempre irá nos atender naquilo que necessitamos desde que tenhamos merecimento. Portanto, exercite-se na fé, praticando a caridade, o perdão, a indulgência, assim, com certeza, receberá de volta tudo aquilo que doou. Por isso, é muito importante o acompanhamento da cerimônia de abertura, assim, você já entra nessa salutar sintonia, e os Espíritos de Luz, já podem iniciar o seu atendimento ali mesmo na assistência.

Orientações Importantes:

1. Quando estiver na assistência aguardando atendimento: evite conversas improdutivas, procure manter-se em estado de oração, ajudando assim com a vibração positiva do ambiente.

2. Mantenha-se confortável nas cadeiras: como informado, quando você está aguardando, a espiritualidade já está trabalhando. Então, mantenha-se o mais tranquilo possível, facilitando assim esse trabalho abençoado.

3. Antes de entrar para se consultar tire: relógios, brincos, pulseiras, óculos, etc.

Os sapatos: pedimos que tire os sapatos, assim mantém um local homogêneo, já que os Guias em sua maioria, e devido à origem humilde trabalham de pés descalços, além de facilitar a limpeza energética.

Roupas: Evite roupas curtas e/ou decotadas, estamos em um ambiente religioso.

4. Aparelhos portáteis: sempre desligue seus aparelhos portáteis, ou deixe-os na função silenciosa para não atrapalhar a concentração.

Não saia com dúvidas, caso não entenda alguma orientação dos trabalhadores, pergunte, não tenha vergonha, todos estão aqui para ajudá-lo.

5. Todos os atendimentos são gratuitos, mas sempre que puder colabore com a manutenção desta casa.